Terça-feira, 25 de abril de 2017.
Notícias
Atualizada em 13/03/2015
Governo urbaniza cartão postal na zona norte de Aracaju
Fotos
As margens do Rio Sergipe, uma paisagem turística em Aracaju se transforma. Mais uma obra do Proinveste, a obra de urbanização da Orla do Bairro Industrial está em andamento e prevê uma série de benefícios, como muro de contenção, calçadão com bancos, canteiro central com iluminação e um restaurante contemplativo do Rio Sergipe. A obra, orçada em R$ 3 milhões está sendo executada por meio da Companhia Estadual de Obras Públicas (Cehop) da Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra).

A urbanização da Orlinha contempla a duplicação da pista de rolamento num trecho de 150 metros de extensão, largura de 9 metros e canteiro central com um metro de largura. Após a conclusão, estarão disponíveis duas pistas com 400 metros de extensão, largura de 9 metros e 2,5 metros de estacionamento.

A intervenção também prevê construção de calçada de 400 metros com largura variando de 3 a 5,5 metros ao longo do muro de contenção. Outra obra de extrema relevância na área é a implantação das redes de drenagem pluvial e esgotamento sanitário, além da urbanização e tratamento paisagístico, incluindo ainda a instalação de 12 postes de 16 metros de altura, com quatro pétalas cada, e 26 postes decorativos com lâmpadas de vapor de mercúrio de 80 watts. “Ainda contaremos com restaurantes, piso táctil em concreto, rampa para deficientes, bancos, guarda-corpo em concreto e madeira, sinalização horizontal, lixeiras e ícones em granito com vários desenhos para valorizar a beleza e o aspecto aprazível que essa belíssima vista do rio oferece. Esperamos com isso, que o turismo na zona norte se favoreça”, complementou o secretário Valmor Barbosa.

Benefícios para paisagem turística e moradores
Para Pedro Andrade de Santana, 65 anos, morador a 22 anos da localidade,
a realização da obra “vai melhorar bastante, 100% da nossa vida aqui na região”. Ele afirmou que antes o acesso à região era bastante complicado por conta dos barracos que ocupavam aquela área.

João Batista de Santana, 68, mora há 30 anos no Bairro Industrial e vê a urbanização da Orlinha como essencial para uma melhor qualidade de vida dos ribeirinhos e uma grande oportunidade para o comércio e turismo local.

Elisabeth Bispo dos Santos, 50, tem um estabelecimento comercial há oito anos na Orlinha do Bairro Industrial. Com a falta de iluminação ela é obrigada a encerrar suas atividades antes do anoitecer, pois a região sofre de graves problemas de segurança. Para ela, a expectativa é grande para a conclusão da obra é. “A obra vai favorecer o comércio e a vida das pessoas. Antes tinha favela, barraco, obstruindo a vista do rio. Agora vai ser muito melhor e vai valorizar o turismo local”, afirma.
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro São José - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2016 Seinfra. Todos os direitos reservados.