Domingo, 30 de abril de 2017.
Notícias
Atualizada em 03/03/2015
Crianças de Muribeca satisfeitas com praça construída pelo Governo do Estado
Fotos
Investir maciçamente em projetos de infraestrutura que visam contribuir com o desenvolvimento dos núcleos urbanos tem sido uma das diretrizes adotadas pelo Governo do Estado nos oito territórios sergipanos, cujos resultados têm sido aprovados pela população.

Realizado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra), por meio da parceria entre o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Governo do Estado, o Programa Sergipe Cidades concluiu a urbanização de uma praça no município de Muribeca, a 72 km de Aracaju.

A praça

Situada ao lado da principal rua do povoado Várzea da Onça, o espaço urbano recebeu investimentos na ordem de R$ 529.115,85, e ocupa uma área de 4.328, 56 m², em que foram executados os serviços de pavimentação de piso em concreto pigmentado na cor cinza e implantação de 827,82 m² de meio-fio.

Seguindo as determinações oficiais do direito à acessibilidade foram construídas oito rampas de acesso no entorno da praça e aplicados 10,4 m² de piso táctil direcional. A iluminação é assegurada com a implantação de sete postes circulares de aço com quatro pétalas e, para manter a conservação dos resíduos, sete lixeiras com pedestal foram estrategicamente colocadas no logradouro.

Na área de convivência foram construídos 35 bancos de concreto com encosto, parque infantil com gangorra, balanço, escorregador e jogo de amarelinha e mureta de fechamento. O projeto paisagístico contempla 1.037 m² de grama verde-esmeralda e plantadas espécies de árvores adaptáveis ao clima do território do Baixo São Francisco, sendo: três unidades de sibipiruna, quatro de chuva de ouro, seis de jasmim manga vermelho e nove de jerivá.

Completando o espaço recreativo da praça, foi construída uma quadra de esportes coberta. A edificação que possuiu 544,81 m² de área, possui estrutura de pórticos pré-moldados, guarda copo com tela de 97,20 m, além da pavimentação em piso de alta resistência.

Satisfação

Morador das imediações da praça, Wilton Santos Lemos, de nove anos, não esconde a satisfação com a obra. “Ficou muito bonito, dá para as pessoas passearem e pras crianças foi melhor ainda, já que antes a gente jogava bola em um campinho e agora temos um local certo para brincar”, declara orgulhoso o estudante do quinto ano do ensino fundamental.

Vizinho, colega de sala e da mesma idade, Leonel Santos da Silva, endossa as palavras do amigo Wilton e vai além. “Antigamente a gente só tinha o campo pra jogar e, para brincar era em casa. A

praça ficou muito bonita, tem a quadra e meu pai que é vigilante, agora tem um trabalho perto de casa, pois é ele quem toma conta. Estou muito feliz com esse lugar”, afirma.

Sensibilidade

Para o Secretário de Estado de Infraestrutura e do Desenvolvimento
Urbano, Valmor Barbosa, as intervenções realizadas pelo Governo do Estado são mais do que meras obras estruturais. “Ao construir praças desse porte, o Governador Jackson Barreto, confirma a sua sensibilidade com o social, porque o lugar agrega um conjunto de elementos fundamentais para a melhoria do bem-estar da população”, frisa.

Valmor Barbosa acrescenta que a aprovação popular reafirma o compromisso do Governo do Estado em propiciar aos sergipanos obras de qualidade. “Todos os projetos seguem à risca o conceito base no que se refere as praças concebidas pelo Sergipe Cidades. O que antes era um simples terreno descampado transformou-se em um belo espaço urbano apropriado para convivência e lazer e, hoje é motivo de satisfação e orgulho para os moradores”, conclui.
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro São José - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2016 Seinfra. Todos os direitos reservados.