Sábado, 29 de abril de 2017.
Notícias
Atualizada em 10/02/2015
Jackson Barreto entrega Orlinha do Povoado São Braz
Fotos
Os moradores do Povoado São Braz, no município de Nossa Senhora do Socorro, foram os primeiros sergipanos beneficiados com os recursos do Proinveste. No final da manhã de ontem, 08, o governador Jackson Barreto fez a entrega oficial da orlinha do povoado.

Com investimentos na ordem de R$ 1.316.503,63, o projeto foi elaborado pela Prefeitura Municipal de Nossa Senhora do Socorro e executado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra).

A orlinha
A intervenção consiste na urbanização e revitalização do local, que já se tornou um dos novos cartões-postais e pontos turísticos do estado. Tendo seu maior trecho margeado pelo Rio do Sal e o outro por um braço de manguezal, a obra corresponde à construção de um muro de contenção com 221 metros de extensão, uma pracinha com mesa e bancos de concreto e um totem de madeira, 2.385,00 m² de pavimentação asfáltica na Rua 02 e nas travessas A, B e C, 1.198,50 m² de pavimentação granítica e 525 m² de passeio em concreto desempolado na Rua 01.

Em toda a extensão do rio e do braço de manguezal foi construído um passeio
com piso e guarda-corpo em madeira, dez bancos de madeira com pergolado, três quiosques e um deck, todos eles também em madeira, o que dá mais embelezamento ao projeto. A acessibilidade foi assegurada com a implantação de rampas e a iluminação é composta por 49 modernos postes com duas lâmpadas de 150 watts e dois postes de 16 m com quatro pétalas e lâmpadas de 400 watts.

Obra peculiar
De acordo com o Secretário Estadual da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano, Valmor Barbosa, a obra tem um significado diferente. “É uma obra peculiar, pois trata-se da revitalização de uma área que estava deteriorada e foi transformada em um local de contemplação de uma das paisagens mais bonitas do nosso Estado. Tanto o projeto como a execução foram realizados de maneira que a intervenção se agregasse à beleza do lugar e podemos afirmar que Sergipe já tem um novo ponto turístico”, frisou.

Valmor Barbosa acrescenta que essa foi a primeira de uma série de obras. “Em um dia bonito e ensolarado como o de hoje é muito gratificante poder entregar a primeira obra com recursos do Proinveste, e, muito em breve os sergipanos receberão outras intervenções oriundas do programa, o que demonstra a lisura do Governo do Estado na aplicação dos recursos”, enfatizou.


Transformação
Morador do povoado, há 25 anos, o técnico em eletrônica Jaime Santos, 45 anos, não esconde a satisfação com a realização do projeto. “Só quem conhecia esse local antes e o vir agora tem a certeza da grande transformação que o povoado passou. Era lama, areia, água invadindo alguns lugares quando a maré enchia, um caos. Hoje temos além da orla, que ficou linda, acesso pavimentado, pracinha para as crianças e os idosos. Não dá para descrever o quanto estamos orgulhosos com essa obra”, declarou.

Parceria
Segundo o Prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Fábio Henrique Carvalho, a satisfação é única. “É com um carinho enorme que entregamos a primeira obra do Proinveste aos moradores socorrenses. Uma obra belíssima e que agradecemos ao Governo do Estado por ter a sensibilidade e a boa vontade, pois o município não teria condições de realizar sozinha. Além de elevar a autoestima dos moradores, contamos agora com um novo ponto turístico que em muito contribuirá para o desenvolvimento do povoado”, afirmou.

Para o Governador Jackson Barreto, a intervenção é fruto da parceria. “Uma obra se faz com equipe e, a equipe da Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro foi muito comprometida e esteve junta o tempo inteiro conosco, por isso vemos hoje esse resultado tão bonito e que enche de orgulho a todos nós. Trabalhamos pensando no povo, as ações serão continuadas e além de um ponto turístico, vamos futuramente elaborar um projeto para que essa orla sirva de ponto de partida para a mobilidade urbana daqui de Socorro para os municípios de Aracaju e Santo Amaro das Brotas”, revelou.
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro São José - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2016 Seinfra. Todos os direitos reservados.