Sábado, 29 de abril de 2017.
Notícias
Atualizada em 28/01/2015
Segurança garantida: PM atuará dentro e fora dos estádios de futebol
Governo definiu logística durante reunião para tratar da inauguração do Batistão
Fotos
Os torcedores sergipanos podem preparar camisas e bandeiras para o Campeonato Sergipano, Copa do Brasil e Copa do Nordeste. Na manhã desta terça-feira, 27, durante reunião preparativa para inauguração do Batistão, que ocorre dia 04 de fevereiro, também foi definida toda a estratégia de segurança para as partidas das três competições esportivas . A reunião ocorreu entre o vice-governador, Belivaldo Chagas, secretário de Estado de Comunicação, Sales Neto, o secretário de Estado de Infraestrutura, Valmor Barbosa e os comandantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros de Sergipe, coronel Maurício Iunes e coronel Reginaldo Dória respectivamente.

“Reunimos-nos para tratar das questões relacionadas à inauguração do Batistão e isso envolve toda a logística para o jogo, na parte interna e externa do campo, e a segurança. A inauguração está confirmada parta o dia 4 de fevereiro e a população pode ficar tranquila em relação à segurança”, declarou Belivaldo.

Durante o encontro, foi esclarecido que o Estatuto do Torcedor define a segurança como responsabilidade da entidade esportiva realizadora do evento, como versa o artigo 14 do Estatuto: “Sem prejuízo do disposto nos artigos 12 a 14 da Lei nº. 8.078, de 11 de setembro de 1990, a responsabilidade pela segurança do torcedor em evento esportivo é da entidade de prática desportiva detentora do mando de jogo e de seus dirigentes (...)”. Mesmo entendendo que a segurança é dever da entidade desportiva que organiza as competições, o Governo do Estado irá garantir a segurança dos torcedores dentro e fora dos estádios.

O comandante da Polícia Militar de Sergipe, coronel Maurício Iunes explicou que a Corporação fará a segurança externa, no entorno dos estádios, e atuará como parceira na parte interna dos espaços esportivos. “A responsabilidade da segurança na área interna é dos organizadores. A polícia Militar irá apoiar e estará presente, como sempre esteve presente nos jogos.

A Federação e nenhuma outra entidade esportiva pode determinar o local da PM. A polícia estará presente dentro das áreas definidas, se somando à atividade de segurança dentro do estádio. Policial militar não controla fila, não faz revista ao local do evento, não controla acesso. Isso é responsabilidade do detentor do mando de campo ou da Federação de Futebol. Estaremos presentes no campo cumprindo as atividades inerentes à polícia. Estão criando uma polêmica na sociedade que não existe. Os realizadores de eventos são responsáveis pela segurança da população. A polícia é parceira na realização de eventos. Somos responsáveis diretos pelos arredores do evento”.

Iunes informou ainda que os policiais militares recebem gratificação a cada jogo de futebol. Somente em 2014, foram investidos R$1,5 milhão com gratificação do efetivo utilizado nas competições. “Antes da reforma, disponibilizávamos 120 policiais para o Batistão, o que custa R$ 32 mil. Com a reforma, ainda estamos fazendo o estudo para aferir o quantitativo de policiais necessários na segurança”.

Já o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Dória, disse que serão utilizados 30 bombeiros na inauguração do estádio. “Estaremos finalizando a vistoria no Batistão nos próximos dias. No dia da inauguração, atuaremos com 20 ou 30 bombeiros e quatro viaturas”.

Também participaram da reunião o diretor de esporte, Gilson Dória e o superintendente executivo da Casa Civil, Maurício Pimentel.
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro São José - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2016 Seinfra. Todos os direitos reservados.