Sábado, 29 de abril de 2017.
Notícias
Atualizada em 26/01/2015
Governo está concluindo quadra poliesportiva em Riachão do Dantas
Com 95% dos serviços executados, a obra soma investimento de R$ 910 mil
Fotos
Incentivar as práticas esportivas nos oito territórios sergipanos tem sido um dos objetivos do Governo do Estado. Através do programa Sergipe Cidades, a gestão estadual constrói um novo espaço de lazer no município de Riachão do Dantas. Localizada na Rua Manoel Costa Lima – uma das suas principais vias de acesso, a quadra poliesportiva impressiona pela imponência da sua edificação e está em fase de conclusão, com 95% dos serviços executados.

O programa Sergipe Cidades é resultado da exitosa parceria entre o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra).

A quadra
Com investimentos na ordem de R$ 910.625,16, e 95 % dos serviços concluídos, a quadra tem 816,31 m² de área construída, em um total de 2.263,33 m². Sua edificação consiste em uma estrutura de pórticos pré-moldados em concreto armado, piso em alta resistência sobre camada de concreto, uma arquibancada lateral em três níveis, com guarda-corpo de proteção e guarda-corpo metálico, além de rede de drenagem para captação de águas pluviais.
A cobertura é em estrutura metálica e telha em alumínio trapezoidal e a iluminação interna é composta por luminárias modernas. Traves de futebol de salão, voleibol e estrutura de basquetes foram instaladas com as respectivas redes, além da demarcação com dimensões oficiais no piso e rede de proteção em nylon fixadas às muretas.

A área externa possui estacionamento para automóveis e motocicletas, nas laterais foi aplicada grama verde-esmeralda e iluminação será assegurada por poste com luminária de quatro pétalas. Todo o passeio é feito em concreto desempolado, e o direito à acessibilidade é assegurado, uma vez que existem rampas de acesso e aplicação de piso tátil direcional nas áreas de circulação.

Oportunidade aos jovens
Segundo o Secretário de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano, Valmor Barbosa, o governo do Estado não tem poupado esforços em investir em espaços esportivos. “O esporte é um excelente instrumento de combate a violência e as drogas. Em todos os territórios sergipanos estão sendo construídos mais de 30 quadras desse porte, sem contar na reforma do Estádio Lourival Batista, o Batistão, em Aracaju, que será reinaugurado no próximo mês pelo governador Jackson Barreto. Obras dessa natureza contribuem de maneira significativa para que os jovens evitem caminhos tortuosos e se tornem cidadãos melhores”, avalia.

Valmor acrescenta que o espaço terá múltiplas funções de utilização. “Seríamos modestos em chamar de quadra, quando, na verdade, trata-se de um ginásio de médio porte, que vai possibilitar à população uma variedade de atividades esportivas a serem praticadas além do futebol e futsal, a exemplo de basquete, handebol e voleibol, já que o espaço dispõe de equipamentos destinados a esses esportes e isso assegura a promoção da cidadania e da dignidade de todos os cidadãos riachãoenses”, ressalta.
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro São José - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2016 Seinfra. Todos os direitos reservados.