Sábado, 29 de abril de 2017.
Notícias
Atualizada em 10/10/2014
Pavimentação do acesso ao Calumbi facilita fluxo turístico na região
Povoado é conhecido pela tradição culinária de peixes e camarão
Fotos
Mais uma obra inclusa nas previsões do programa Proinveste começa a tomar forma, abrindo novas perspectivas para os sergipanos e turistas. Trata-se da pavimentação em paralelepípedo da estrada que faz a ligação da BR-101 com o povoado Calumbi, em Nossa Senhora do Socorro, conhecido pelos restaurantes que servem pratos à base de camarão. A obra, cuja extensão total é de 2,7 quilômetros, já está com 1,6 prontos e oferece um novo panorama para a qualidade de vida e as perspectivas dos moradores e comerciantes.

De acordo com o engenheiro do Departamento de Infraestrutura Rodoviária (DER), Pedro Valeriano, que acompanha a obra, dentro de aproximadamente 40 dias a estrada será totalmente concluída. “Nós mantivemos as dimensões da pista anterior, com seis metros de largura, e estamos implantando a pavimentação em paralelepípedo e os meio-fios, o que oferecerá mais comodidade, segurança e qualidade de vida, uma vez que elimina a lama e a poeira que tanto incomodavam”, relata o engenheiro.

Comércio
Para a comerciante Juciclaide Paixão, uma das proprietárias do conhecido restaurante São Miguel, esta é uma realização de importância histórica para a região. “Tenho 26 anos e desde criança já ouvia as solicitações e as diversas promessas de que essa obra iria sair. Só agora isso virou realidade e vai, acredito, melhorar muito o acesso que era problemático com buracos e lama, no inverno, e muita poeira no verão. Nós aqui, dos restaurantes, chegávamos a pagar para que pessoas tapassem os buracos da pista para tentar diminuir a reclamação dos clientes que tinham dificuldade de chegar”, relata a comerciante que gera, só com o seu empreendimento, cerca de 30 empregos diretos.

Outra moradora da localidade, e que também vive do comércio culinário tradicional da região, é a cozinheira Patrícia de Jesus, que fala dos benefícios esperados com a nova pista. “Não vejo a hora de estar tudo pronto e de dizer adeus a tanta poeira e lama que tínhamos aqui. Vivia com meus filhos pequenos doentes, com problemas respiratórios, fora a cada que juntava nos móveis ‘um dedo’ de poeira. Só quem vivia assim é que sabe a importância dessa obra. Além disso, com o movimento melhorando, a renda de todo mundo daqui certamente também vai melhorar”, estima a moradora, referindo-se à toda a cadeia produtiva da carcinicultura existente na região, que concentra grande número de viveiros de camarão.
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro São José - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2016 Seinfra. Todos os direitos reservados.