Terça-feira, 25 de abril de 2017.
Notícias
Atualizada em 12/06/2012
Governo restaura prédios históricos em São Cristóvão
Obras são coordenadas pela Unidade do Programa Monumenta, da Seinfra, em parceria com o Governo Federal
Fotos
O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), está concluindo as obras de restauração de prédios históricos em São Cristóvão. Estão em fase de acabamento os trabalhos de restauração do Lar Imaculada Conceição, na Praça São Francisco, e o prédio da antiga delegacia que abrigará o Museu da Polícia Militar de Sergipe, na avenida Ivo do Prado. Também estão em conclusão os espaços públicos Ladeiras de Epaminondas/Beco da Poesia, do Porto da Banca e do Açougue, e os Largos do Amparo e do Rosário.

As restaurações em andamento são coordenadas pela Unidade do Programa Monumenta, da Seinfra, em parceria com o Governo Federal, através do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (lphan). Os investimentos ultrapassam R$ 1.400.000,00.

A coordenadora do Monumenta na Seinfra, Tatiana de Carvalho Costa, informa que desde a década de 80 não se investiu tantos recursos na recuperação do Lar Imaculada, um monumento tombado em nível federal. “Sempre foram feitas obras de conservação, e nesse momento nós estamos devolvendo à comunidade um prédio totalmente restaurado, com novos usos atendendo às novas demandas que a cidade apresenta com o título de patrimônio mundial”.

Sobre os espaços públicos, Tatiana destaca que eles também são importantes para São Cristóvão, principalmente as ladeiras que representam a ligação da cidade alta com a cidade baixa, uma característica urbanística da antiga capital, construída numa acrópole (parte mais elevada do relevo).

“Esses espaços estavam com a pavimentação antiga recoberta e alguns locais eram de terra batida. Foi feito um resgate e a complementação dela como também uma padronização das calçadas que não existia”, afirmou a coordenadora do Monumenta.

Restaurações

O Lar Imaculada Conceição, uma das maiores edificações em restauração, tem arquitetura religiosa da primeira metade do século XVII. O conjunto sediou a Santa Casa, o hospital de caridade Santa Izabel e a igreja. Com as demandas surgidas com a elevação da Praça São Francisco a Patrimônio da Humanidade, a ideia é transformar a antiga clausura em uma pousada com salão de eventos.

Já a antiga delegacia é um dos únicos exemplares de casas de porão alto no centro histórico de São Cristóvão. O prédio que está sendo recuperado para abrigar o Museu da Polícia Militar de Sergipe possui hall de entrada, cinco salas de exposições, duas salas de administração, reserva técnica, copa, banheiro, sala para oficinas, pátio externo descoberto, garagem e circulações.

Nos demais espaços públicos o piso antigo, em pedras, da Ladeira da Poesia, foi recuperado. Também foram reconstruídos oito pilaretes com corrimão. Na Ladeira do Açougue o trabalho foi realizado no piso de pedras naturais, na rampa, na escadaria, na iluminação e no passeio. Dos acessos, o Porto da Banca recebeu o maior investimento, R$ 193.345,2. Nela foi recuperada a antiga pavimentação em pedra bruta e padronizados com pedra calcária faceada as calçadas das residências.

Fotos: Mario Sousa/Seinfra
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro São José - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2016 Seinfra. Todos os direitos reservados.