Quinta-feira, 27 de abril de 2017.
Notícias
Atualizada em 20/12/2013
Jackson inaugura duplicação do novo viaduto do Detran
Complexo Viário Manoel Celestino Chagas foi inaugurado oficialmente nesta quinta-feira, 19. Desde o dia 6, contribui para um melhor fluxo no tráfego da capital
Fotos
Uma melhoria que beneficiou diretamente a mobilidade urbana em Aracaju foi inaugurada de forma oficial na tarde desta quinta-feira, 19, pelo governador Jackson Barreto. Trata-se do complexo viário que leva o nome de Manoel Celestino Chagas, pai do ex-governador Marcelo Déda.

Liberada em sua totalidade para o tráfego de veículos desde o último dia 6, a obra consiste na duplicação do antigo viaduto do Detran, além da recuperação do pavimento da estrutura anterior, construção de alças de acesso aos conjuntos JK e Sol Nascente, e acesso à avenida Augusto Franco pela avenida Tancredo Neves.

"Esta é uma obra que para mim é um atestado de competência porque contribuiu muito para desafogar o trânsito e facilitar a mobilidade, que é a palavra de ordem do momento em todo o país. Foi um projeto do governador Marcelo Déda para facilitar a mobilidade e dar melhores condições de vida ao povo sergipano", destacou o governador.

No ato de inauguração, Jackson lembrou que Déda, em um dos seus últimos discursos, pediu que todos lembrassem dele ao verem o sorriso das pessoas nos momentos de entrega das obras planejadas em seu governo.

"Então, Marcelo Déda, você que está em outro plano, fique tranquilo, porque o sorriso estampado no rosto das pessoas é o significado permanente daquilo que você falou: a cada obra que estamos inaugurando vem a lembrança permanente sua porque você foi um governador que marcou sua passagem dando a Sergipe um exemplo de trabalho, competência e honradez", acrescentou o governador.

Presente na solenidade, a viúva de Déda e secretária de Estado da Inclusão Social, Eliane Aquino, disse que o complexo viário passa a ser mais uma obra que remete ao legado do ex-governador.

"Essa é uma obra que com certeza ele gostaria de estar aqui porque ele e o pai eram completamente apaixonados um pelo outro, ele sempre quis homenagear o pai, que sempre foi uma pessoa muito honesta. Ele pensou que seria uma grande obra, importante para Aracaju, e com o nome do pai dele", afirmou Eliane.

Complexo viário
Investimento que totalizou R$ 31.482.761,91 (recursos do BNDES e Sergipe Infraestrutura), o complexo viário inclui ainda uma passarela metálica de 260 metros na avenida Tancredo Neves, em frente ao Detran, garantindo a segurança dos pedestres na travessia da via; a construção de ciclovias e passeios; urbanização de uma área de 26.000 m² e implantação de 50 novos postes de iluminação, transformando, assim, o local também em uma nova área de laser.

O secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa, lembrou que a melhoria entregue cumpre bem a orientação do então governador Marcelo Déda, que lhe pediu um projeto para acabar com os engarrafamentos entre os viadutos do Detran e do Terminal DIA.

"A essa hora [17h], por exemplo, estava um engarrafamento sem tamanho. Era um transtorno de muitos quilômetros de carros retidos e hoje se vê os carros passando nos dois sentidos, subindo alça, descendo alça, e o trânsito fluindo normalmente. É um sistema viário funcionando", observou Valmor.

A inauguração estava prevista inicialmente para o dia 5 de dezembro, mas foi adiada em virtude do falecimento do governador Marcelo Déda no último dia 2. Para não prejudicar a fluidez no tráfego de veículos na região, Jackson determinou no dia 6 a liberação das alças. Já as duas pistas do viaduto pela avenida Tancredo Neves haviam sido liberadas para veículos em 21 de setembro.

Manoel Celestino Chagas
Natural de Paripiranga, Bahia, filho de um casal de camponeses, mudou-se para Simão Dias para ser soldado de polícia. Em Simão Dias, conheceu Zilda Déda, filha mais velha de José de Carvalho Déda, com quem se casou. Manoel Celestino Chagas ingressou no serviço público, onde exerceu a função de policial fiscal. Faleceu em setembro de 2011, aos 86 anos. Além do ex-governador Marcelo Déda, deixou os filhos Maria do Carmo, Aparecida, Selma, e Cláudio Déda, desembargador e atual presidente do Tribunal de Justiça (TJ/SE).

Durante a inauguração, o desembargador discursou em nome da família. "Queria agradecer ao governador Jackson Barreto pela colocação do nome do meu pai, pois essa era a intenção do meu irmão Marcelo Déda. Acho que ele, neste momento, juntamente com meu pai, estão em outro plano comemorando esta inauguração", colocou.

Para Jackson, o nome dado ao complexo viário faz jus à memória de um cidadão exemplar. "Foi um funcionário público que educou uma família com muita competência, muita honradez, e deu ao estado o exemplo de bons filhos", concluiu.
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro São José - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2016 Seinfra. Todos os direitos reservados.