Terça-feira, 25 de abril de 2017.
Notícias
Atualizada em 05/12/2013
Governo apresenta projeto que vai acabar represamento no canal do Médici
Há décadas o canal que é revestido em concreto do Ponto Novo ao conjunto Médici, sofre um represamento de água sob a linha férrea e a Avenida Rio de Janeiro em direção ao conjunto JK
Fotos
Para diminuir as inundações nas proximidades do canal no conjunto Médici e bairro Ponto Novo, o secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa, acompanhado do presidente do Departamento Estadual da Infraestrutura Rodoviária (DER), Antonio Vasconcelos, apresentou nesta quinta-feira, 28, aos representantes dos moradores das duas comunidades, Antonio Cruz Feitosa e Dalvo Batista Nascimento, o Projeto Hidráulico que vai acabar com o gargalo responsável pelos transbordamentos na área.

Há décadas o canal que é revestido em concreto do Ponto Novo ao conjunto Médici, sofre um represamento de água sob a linha férrea e a Avenida Rio de Janeiro em direção ao conjunto JK, ou seja, o vão de 8m é reduzido para 3m. De acordo com o secretário Valmor Barbosa, o projeto elaborado pelo Governo do Estado vai acrescentar duas secções de 2,5m de largura por 2m de altura, uma em cada lado da atual que é de 3m, aumentando a vazão da passagem da parte antiga para a construída pelo governo.

“Em toda visita que eu fazia ao viaduto do Detran, os moradores do conjunto Médici me questionavam sobre o problema do estrangulamento do canal que vem do Grageru, passa pela Nova Saneamento até chegar no conjunto Médici. A obra do viaduto não atrapalha a drenagem já que ela está sendo feita depois desse estrangulamento, ou seja, o problema estava antes e nós não podíamos fazer essa obra junto com a do viaduto porque nós precisamos do acesso para que os carros pudessem passar já que estava sendo construído outro viaduto”, esclareceu o secretário.

Ainda detalhando o projeto para os dois moradores, Valmor disse que durante a execução da obra os transtornos serão mínimos, pois com a duplicação do viaduto, o número de veículos que passa pela via é pequeno em relação à Avenida Tancredo Neves. “Vamos trabalhar na parte alta, ou seja, a de passeio e em meia pista para não criar transtorno para a população. Vamos deixar a galeria existente e fazer a nossa sem mexer nada”.

Antonio Cruz Feitosa, morador da Rua Oliveira Barros, no Ponto Novo, e da região desde 1974, aprovou a iniciativa do secretário Valmor Barbosa em detalhar o projeto, “Achei muito importante. Agora é aguardar a obra que vai acabar com esse gargalo”.

Para Dalvo Batista Nascimento, que reside no conjunto Médici II há 38 anos, o projeto elaborado pelo DER é a solução: “Eu já tinha até conversado com o secretário e ele me mostrou o projeto. Sendo realizada essa obra, estará resolvido todo o problema. O canal sempre encheu, mas após essa chuva forte, foi demais”.
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro São José - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2016 Seinfra. Todos os direitos reservados.