Sábado, 29 de abril de 2017.
Notícias
Atualizada em 23/04/2012
Déda entrega aos aracajuanos o novo Parque dos Cajueiros
Para ver de perto e usufruir do resultado de um investimento que chegou aos R$ 8.6 milhões, centenas de crianças, acompanhadas em sua maioria por pais ou avós, preencheram toda a estrutura do Parque
Fotos
Uma das mais belas áreas de lazer e de prática de esportes de todo o Brasil. Assim o governador Marcelo Déda descreveu a ampla estrutura que compõe o novo Parque dos Cajueiros Governador Antônio Carlos Valadares. Construído em 1990, mas desativado há mais de 10 anos por falta de conservação, o espaço situado à beira do Rio Poxim foi reentregue aos aracajuanos pelo governador na noite desta sexta, 20, após ser totalmente reestruturado.

Para ver de perto e usufruir do resultado de um investimento que chegou aos R$ 8.6milhões, centenas de crianças, acompanhadas em sua maioria por pais ou avós, preencheram toda a estrutura do Parque. Nas quadras de esportes e parques infantis, o que se viu foi o entusiasmo de aracajuanos que aguardavam a melhoria com ansiedade.

"É uma belíssima área de lazer, com equipamentos esportivos, com preservação da natureza e, além disso, a bela paisagem do Rio Poxim, transformando esse espaço, ao lado da ciclovia, ao lado do calçadão, dos equipamentos que foram reformados pela Prefeitura, numa das mais completas áreas de lazer do Brasil. É uma área imensa dedicada ao esporte, às crianças, ao lazer, ao encontro, à alegria do povo de Aracaju, do povo de Sergipe", ressaltou Déda.

A sintonia do Governo do Estado com o poder público municipal, resultando ainda na reforma do Calçadão da Avenida Beira Mar - inaugurado momentos antes - também foi enfatizada pelo governador. "Esse trabalho do Governo do Estado e esse investimento da Prefeitura vão ajudar a manter Aracaju com o título de capital brasileira da qualidade de vida", afirmou Déda, colocando a natureza privilegiada da região como mais um diferencial das melhorias inauguradas.

As palavras do governador foram ratificadas pelo prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira. "São obras maravilhosas porque a Prefeitura fez uma parte e o Governo fez outra, então elas se complementam. É a Prefeitura e Governo do Estado trabalhando conjuntamente e quem ganha é a população", destacou Edvaldo.

Também presente na ocasião, o senador Antônio Carlos Valadares, governador do Estado à época da construção do Parque, disse que a reforma representa uma demonstração de amor ao povo sergipano. "Essa obra evidencia o espírito de responsabilidade do Governo e seu compromisso com o patrimônio de Sergipe, que não pode ser desgastado pelo tempo, nem pela irresponsabilidade daqueles que não sabem conservar. Estou muito feliz ao ver que o parque não só foi reformado, como também foi melhorado em muitos aspectos", colocou o senador.

Os serviços de revitalização do Parque dos Cajueiros incluíram inicialmente a demolição da antiga estrutura e a construção de estacionamento, totens, duas passarelas, calçadas, quiosques, campo de futebol e quadra de esportes. No segundo momento, os serviços corresponderam às edificações (restaurantes, decks, prédio da polícia, parques infantis), ampliação da Escola de Remo, construção de três postos de serviços, restaurante, guarita e píer.

Aceitação

Era início de tarde quando o servidor público Hernandes de Jesus Santos, 34, saiu de sua residência no bairro Coroa do Meio. Logo cedo já havia preparado a bicicleta, adequando-a para transportar sua filha Adriele dos Santos, 3, até o novo Parque dos Cajueiros. "Ficou ótimo, uma opção muito boa para vir aos domingos", comemorou Hernandes, acrescentando que a capital sergipana carecia do espaço.

Já na quadra de basquete o cadeirante Wellington Fonseca, 23, praticava a modalidade na qual compõe a Seleção Brasileira sub-23. "É uma obra importante não apenas para nós, que podemos treinar aqui, mas também para estimular a população a praticar esportes", observou Wellington.

De acordo com o governador Marcelo Déda, a grandeza da obra equivale à responsabilidade dos usuários ao utilizarem toda a estrutura disponibilizada. "Foi o dinheiro do povo sergipano, através dos impostos, que viabilizou a construção desse espaço. Então, o povo deve nos ajudar a preservar, a conservar, a fazer deste espaço um patrimônio, sobretudo das crianças, muito embora tenhamos uma academia para a terceira idade e uma série de áreas para a prática de esportes independentemente da idade", concluiu o governador.

Durante a noite, o governador ainda cumprimentou os palhaços Patati e Patatá, que se apresentaram antes da inauguração oficial. Em seguida, Déda visitou todo o Parque, passando pelas quadras, parques e restaurantes, sendo sempre saudado e ouvindo elogios da população devido à qualidade da obra.

Fotos: Marcelle Cristinne/ASN
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro São José - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2016 Seinfra. Todos os direitos reservados.